terça-feira, 8 de julho de 2014

Alunos de Pedagogia apresentam o Seminário VII- Estatística


Os alunos do 7º período de Pedagogia realizaram na quinta-feira (3), o Seminário VII- Estatística, orientado pela Professora Márcia Rodrigues.
O Seminário teve como tema “O que pensam, desejam ou precisam os professores dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas, hoje, no exercício de sua profissão?”
O projeto consistiu em investigar os docentes de anos iniciais do ensino fundamental que trabalhavam com a matemática em escolas públicas de Monte Carmelo e região, por meio da aplicação de análise de um questionário. foi investigado o perfil do profissional, a formação acadêmica, as principais dificuldades na docência no cotidiano e as concepções acerca de algumas práticas pedagógicas discriminadas atualmente, como o treino e o uso de calculadora.
Os estudantes, ao mesmo tempo em que investigavam o perfil dos docentes dos anos iniciais e suas dificuldades no cotidiano de sua profissão, buscou também subsídios para elaborar estratégias para que pudessem, com esses docentes, a solução dessas dificuldades a partir da obtenção de análise dos dados coletados.
Já com o resultado da pesquisa foi proposto aos alunos trabalhar o conteúdo da estatística descritiva aplicada à educação, desenvolvendo um projeto fazendo uso as ferramentas de estatística e os processos de coletar, organizar e analisar os dados, apresentando os resultados por meio de tabelas e gráficos. Os alunos tiveram como foco a melhoria das atividades de estágio e a organização dos cursos de extensão, que poderão ser oferecidos pela FUCAMP, de interesse dos alunos egressos dos cursos de pedagogia e também aos professores que já estão atuando nos anos iniciais do ensino fundamental.
O trabalho possibilitou aos alunos do 7º período de Pedagogia a vivência com a pesquisa, além de levar os alunos à aprendizagem dos conceitos fundamentais em estatística que os capacite ao exercício da profissão docente e uma participação social mais efetiva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário