sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Futuros pedagogos assistem palestra sobre Arco de Maguerez




Os alunos do 2º período do Curso de Pedagogia da FUCAMP assistiram nessa quinta-feira (28), a palestra “A metodologia da problematização com Arco de Maguerez” ministrada pelo Doutor Álvaro Ribeiro Barale.
O criador do Arco de Maguerez, Charles Maguerez, foi um pedagogo francês que aplica o ensino e promove a aprendizagem a partir da realidade em que tudo é levado em conta, inclusive a subjetividade de cada um em relação ao real. Em síntese, observa a realidade, identifica os problemas e os seleciona para um estudo de cada vez.

Doutor Álvaro destacou que a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, tem como ponto de partida a realidade que, observada sob diversos ângulos, permite ao estudante ou pesquisador extrair e identificar os problemas existentes, trabalhando com uma metodologia ativa de aprendizagem.

A metodologia desenvolve-se por meio de cinco etapas: Observação da realidade; Identificação dos Problemas-Pontos Chaves; Teorização; Hipóteses de solução- Planejamento e Aplicação à realidade(prática). Em todas há o envolvimento dos atores do processo ensino e aprendizagem onde os alunos são agente de seu aprendizado e o professor um facilitador.

Por Camila Cantoia Dorna, Assessora de Comunicação da FUCAMP.
Revisado por Kelma Gomes Mendonça Ghelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário